Pincelar Suprimentos para Artesanato
PRODUTOS

DICAS E TÉCNICAS

Teoria das Cores

Modelo de Cor utilizado nas Artes Plásticas

Na arte da pintura, e fotografia, a teoria da cor compreende um conjunto de regras básicas que permitem misturar as cores para conseguir um resultado desejado.
Assim como os pigmentos e a luz se comportam de forma diferente em termos de como eles se combinam para criar as cores, assim também são diferentes as regras para lidar com cada um deles.
A luz branca é composta das três cores primárias, mas combinando essas mesmas cores em pigmento irá produzir-se uma cor negra.

Modelos de Cor

Modelo de cor para as Belas Artes

Modelo RBY
Quando falamos estritamente em termos de conceitos de pintura artística tradicional, vermelho, amarelo e azul são as cores primárias e puras a partir das quais todas as restantes cores são obtidas.
Este modelo é conhecido como modelo de “Cor subtractiva” e do qual muitos de nos aprendemos um pouco sobre este modelo, na escola através da mistura das cores primárias com lápis a cor.
Fora da área da mistura da cor-pigmento, este modelo é raramente utilizado.

Modelo de cor Luz

Modelo RGB
Existem por tanto outras áreas de aplicação da cor e outros modelos de estudo da cor.
Quando misturamos cores de luz, usualmente Vermelho/Verde/Azul, estamos a utilizar um sistema de “Cor Aditiva”.
Podemos nos referir a este sistema através do modelo “RGB”.
Todas as possíveis cores podem ser criadas através da mistura destas três cores luz. Todas estas cores quando misturados em partes iguais criam o branco; quando não existe nenhuma cor luz, obtemos o preto. Este sistema de “Cor Aditiva” aplica-se aos monitores computador, televisão e vídeo projectores, todos os quais uso de combinações de vermelho, verde e azul

Modelo de cor para Impressão

Modelo CMY
Para efeitos impressão, as cores utilizadas são ciano, magenta e amarelo, este modelo é chamado "CMY".
Neste modelo, o preto é criado através da mistura de todas as cores, e o branco é a ausência das cores (assumindo que o papel é branco).
Este modelo corresponde também ao sistema de “Cor subtractiva”. A combinação dos primários dão como resultado uma cor preta suja ou indefinido, pelo que é possível adicionar a cor preta obtida por outros meios. Quando assim for, o modelo utilizado é o “CMYK”

FONTE:
http://www.atelier-online.com/teoria-das-cores.html

Visitem este site, muito legal.






Pincelar, 09 de Dezembro de 2008

Dicas para Pintura Country

Pespontos

Uma das principais características da pintura country é a imitação de costura, retalhos e tecidos em geral. Para isso, são feitos pespontos com pincéis liner, que possuem cerdas longas e resultam em traços maiores e mais longos, a caneta permanente também pode ser usada para a obtenção deste efeito, principalmente para quem está começando a pintar madeira porque proporciona maior firmeza.

Tintas

O estilo country americano se caracteriza pela pintura pastel e pelo aspecto envelhecido. Para obter este efeito, pode-se utilizar tinta acrílica DECOART com mais de duzentas cores a sua disposição(em breve na LOJA PINCELAR) ou a PVA, látex disponível em diversas cores no mercado.

Verniz

O acabamento é essencial para finalizar os seus trabalhos, é recomendável o verniz acrílico para concreto aparente à base de água (FOSCO).

Cera líquida

É utilizada para finalizar os trabalhos, pode substituir o verniz acrílico. Na LOJA PINCELAR você encontra a cera líquida à base de água, de excelente qualidade.

Escova para chuvisco

O Spatter Brush, mais conhecido como escova para chuvisco, é utilizado para obter efeito espirrado nos trabalhos. A peça possui uma parte com cerdas, onde a tinta deve ser aplicada com auxílio de um pincel.

Listras e Xadrez

O efeito listrado e xadrez, prefira pincéis longos e retos, temos um KIT ECONÔMICO e QUE FACILMENTE VOCÊ ALCANÇA O SEU XADREZ PERFEITO - BIG KIDS FLAT SHADER COM 6 PINCÉIS. Seu tamanho deve variar conforme a largura desejada no efeito.

Para melhor resultado em seu trabalho, utilize tinta diluída com algumas gotas de água, obtendo uma certa transparência nas pinceladas.

Esponja Marinha

A esponja pode ser encontrada aqui na LOJA PINCELAR em diversos tamanhos no mesmo kit.Sua textura é dura e deve ser hidratada antes do uso.

Para isso, mergulhe-a na água por alguns segundos e remova o excesso de água, apertando-a.

Depois de umedecida, a esponja aumenta de tamanho, mas volta ao tamanho natural depois de seca.

Este produto só pode ser utilizado com tintas à base de água e deve ser lavado imediatamente após o uso. Com ela conseguimos várias texturas que são dão toda diferença na pintura country.

Pincel Angular (Chanfrado)

O pincel chanfrado ou angular é de pêlo sintético e é utilizado para fazer o efeito de sombra na peça.

O segredo para obter este efeito é umedecer o pincel com água e remover o excesso pressionando levemente as cerdas sobre um pano.

A tinta deve ser colocada na ponta das cerdas em pouca quantidade.

Com o uso de um pincel de qualidade você consegue com maior facilidade o sombreado perfeito.

Visite as nossas linhas de pincéis da Daler-Rowney, Loew Cornell e Royal Langnickell, temos várias linhas e com ótimos preços.

Uma excelente pintura

PINCELAR Muito mais arte!

Marianne Siqueira